Os netinhos Teodoro, Carolina, Júlia e Luca já conhecem o toque sutil da vovó Betth, que tem um enorme repertório com as melhores cantigas brasileiras.

Hoje ela exibe todo o seu virtuosismo com esta obra prima do compositor brasileiro mais renomado em todo o mundo, Heitor Villa-Lobos.

O Trenzinho do Caipira é parte integrante de uma das mais conhecidas peças musicais do compositor. É o 4º movimento (tocata) das Bachianas Brasileiras nº 2. Sua principal característica é fazer os instrumentos da orquestra imitarem o som de uma locomotiva antiga, puxando seus vagões pelo interior do país.

Esta transcrição da peça para piano é interpretada por Betth Ripoli especialmente para o portal avosidade.com.br, com enorme carga de emoção, como sempre acontece quando avós entoam canções para seus netos.

Além de pianista, a vovó Betth Ripoli é violonista e compositora, e também apresenta o programa de música e entrevistas Sintonia by Betth Ripoli, na allTV.

Depois de correr o mundo como música instrumental, o Trenzinho ganhou uma letra composta pelo renomado poeta Ferreira Gullar e, com ela, quem não toca nenhum instrumento não fica para trás e pode cantarolar para os netos.

Acompanhe a canção:

Trenzinho do Caipira

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra o luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar…

Fonte: AVOSIDADE